É SÓ RECICLAR! – A memoria da Praia do Tombo

Dia 7 passado, a Guarda Municipal de Guarujá foi até o canto esquerdo da Praia do Tombo, para quem olha para o mar, e literalmente destruiu o trabalho artístico-educativo de coleta do lixo não degradável da praia, trabalho que vinha sendo realizado no lugar há vários anos pelo Lúcio, o Véio, como era conhecido. Ele chamava esse espaço de É SÓ RECICLAR! Esse trabalho que alertava a populacao da sujeira que chega pelo mar a todas as praias deve ter sido considerado arcaico pela Prefeitura. Moderno foi hastear a Bandeira Azul “to english see… and spend money”. A cidade deve ser repleta de museus, equipamentos culturais, projetos socio-educativos, etc. para se destruir um trabalho pronto com o argumento de ocupar area publica. Equanto isso, as dezenas de quiosques  montados sobre a Praia da Enseada, um verdadeiro lixao, com esgoto e ratos a ceu aberto, permanecem e a Prefeitura, o que faz? Talvez, passe por la e va tomar uma caipirinha. Daqui por diante, quem quiser conhecer qual foi o trabalho realizado pelo Lucio vai ter que recorrer às fotografias ou aos vídeos como estes que mostramos aqui e que o registraram durante anos seguidos.

Com estas imagens queremos manter essa memória preservada, uma memória lúdica, mas também de luta, uma memória necessária ao nosso país – às vezes tão “moderno”, a Praia do Tombo ganhou a Bandeira Azul de excelência internacional em qualidade sanitária, ambiental, balneabilidade, blá, blá, blá, às vezes tão arcaico, “aos amigos tudo, aos inimigos a lei”. Essa eterna condição arcaico-moderna: desde o pau-brasil o meio ambiente é um problema ao crescimento; um país onde a vingança tarda, mas não falha que o diga a família do Romazzini; onde impera a moral conservadora e violenta no cotidiano em que estamos submersos; onde o moralista de fachada estupra mas nao mata; onde os bandidos governam estados oficiais e paralelos, cada qual com seus jaguncos; e onde a população dócil, pacífica, mansa, de índole ordeira como rezavam as cartilhas antigas de Moral e Cívica, vai levando a vida, com jeitinho, nas brechas, nas fraudes, nas sonegações, nas trapaças, nas pequenas corrupcoes, porque as grandes… Esse o nosso Brasil, um lugar onde a transgressão não é nada transgressora, ela é a própria ordem instituída.

Mesmo assim, vamos fazer o coro bem forte para essa gente: oiooo, uoooou!

Alertamos que desta vez, por uma questao de respeito aos familiares do Lucio, os comentarios ofensivos serao rejeitados.

Visitem o livro de assinaturas do projeto:

http://picasaweb.google.com/karlinageorgia/ESORECICLAR#5561668084856780914

9 Comentários

Arquivado em Autonomismo, Baixada Santista, Ecologia Social, relacao ser humano / natureza

9 Respostas para “É SÓ RECICLAR! – A memoria da Praia do Tombo

  1. Rose

    Na passeata sobre os Direitos Humanos nesse fim de semana, o Lúcio e seu exemplo de vida e ATITUDE , foram lembrados com muito carinho e RESPEITO. Seu trabalho não é em vão e sua boa influência não páram de crescer…..

  2. Rose

    Só uma perguntinha : famílias,escolas,turistas,etc….querem visitar o museu que o Lúcio criou para conscientizar e sensibilizar um número cada vez maior de pessoas e torná-las ávidas por “limpar a casa” ( nosso planeta ).
    Quem está à frente do desgoverno do Guarujá,estudou tanto…..tantos diplomas,tantas honrarias,tantas firulas…mas a massa encefálica desses “coitados” não permite fazê-los entender à tempo que seus filhos e netos também acabarão sem água potável,sem óxigenio…sim pq Marte ainda e talvéz nunca venha ser habitável…..seus idiotas…..vai ser a vingança da NATUREZA……
    Mas o intento nem é de briga,mas de apelo…..Párem de pensar um pouquinho apenas em dinheiro,mercado imobiliário,blá blá blá….e não derrubem mais o trabalho dos outros,ergam museus,não os derrubem !!!!

  3. Karla Cristian

    Quando se acredita em um sonho, este se torna o seu objetivo.
    As fotos e os vídeos acima contam um pouco sobre o sonho de um homem,
    Que sonha por todos.
    Sonha por mim, por você, pela nossa família, pelos bichos, pelas plantas, pelo planeta…
    Sonha em ver a evolução de todos, através da transformação.
    E transformando o lixo em arte tenta dar o seu recado.
    Mas… Uma pena que nem todos querem ouvir…
    Dos pensamentos poluídos pela falta de amor.
    Muita gente não ouviu porque não quis ouvir
    Eles estão surdos!
    Meu PAI volte logo
    Venha ensinar meu povo
    O amor é importante
    Vem dizer tudo de novo.

  4. Ciluana

    Infelizmente, vivemos num país que não preserva sua cultura.
    Deus criou o mundo e tudo que há para formamos uma unidade, e o egoismo de alguns, não deixa pessoas como o Sr. Lucio manifestar seu amor pela vida. Isso é muito triste, conheço ele e sua familia por uma vida e sei que estamos falando de um homem que tem muito amor em seu coração.
    Vamos continuar destruindo, ou vamos ter a conciência de poucos e cuidar do nosso planeta.

  5. Karla Cristian

    NO LINK ABAIXO PARTE DO LIVRO COM MAIS DE QUATRO MIL ASSINATURAS E COMENTARIOS DE PESSOAS QUE VISITARAM O MUSEU…
    http://picasaweb.google.com/karlinageorgia/ESORECICLAR#5561668084856780914

  6. juliana

    Nossa me da até uma dor no peito, de ver que um trabalho tão bonito e conscientizador é jogado no lixo, anos de cosntrução e segundos para ser destruido. É…. vamos tomar conscientização e fazer algo para este homem O Véio, homem dedicado que esta triste , em ver que seus esforços foram em vão, alias VÉIO nao foi em vao nao , imagina qtos lixos ele reaproveitou…

    é gente é hora de acordar e RECICLAR ….

    Veio estou com vc !!!!

    Forçaa

  7. Valéria

    Conheço oMuseu e sabemos da importância da divulgação da informação. Realmente sabemos também do quanto a Praia é foco da ambição do capitalismo.
    Vida longa ao Sr. LÚCIO.

    ESSA ARBITRARIEDADE TEM QUE TER UM FIM !!!!!

  8. Renato Mendonça

    Gostaria de agradecer a todos que de alguma forma se indignaram com a absurda prisão do “Mais Véio” e deram seu apoio atravez desse Blog e também as pessoas que deram sua opinião contraria a inocência do Mais Véio, opiniões contrarias de alguma forma sempre somam para que os que são a favor tenham mais argumentos para defender, agradeço também ao pessoal do Cave por disponibilizar este espaço para debater sobre o 1º museu a céu aberto de anti degradantes lançados ao mar…
    A todos o meu muito obrigado!!!
    É com muita felicidade que informo que ontem, dia 09/02/2011 o Mais véio foi absolvido na 1ª audiência a pedido do proprio Promotor de Justiça, ele não quis ouvir nenhuma testumnha de defesa pois os Pms cairam em contradição e ficou claro a armação suja que fizeram!
    A vitoria é nossa, a justiça foi feita!!!!

    Um grande abraço a todos!

  9. karla Cristian

    O pesadelo acabou, começa um novo sonho!
    O fundador do projeto É Só Reciclar está de volta e na hora certa ele trará de volta o que se perdeu, aguardem!
    Obrigada a todos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s